terça-feira, 6 de abril de 2010

Ogum no samba

Essa letra foi feita pelos filhos de batalha Rodrigo Braga e Flávio Morgado para homenagear São Jorge. Causa-me um encanto tremendo a energia presente em todo nascer do sol, energia presente de forma ímpar na alvorada de São Jorge. Gosto da letra e da música, a palavra cantada propicia joguetes que expandem todas as possibilidades que a palavra escrita já nos dá dentro da língua portuguesa. “Toda malandragem vem a se curvar” e “ Toda malandragem, venha se curvar!” Presentes em uma só frase, gosto disso. Depois, “Vem iluminar a nossa banda”. Normalmente, banda, nesse sentido se designa a um grupo de fé nas religiões de descendência africana, aqui aparece como um grupo de fé, mas descendentes de várias descendências. Um grupo cuja corrente se faz dentro da nova cultura carioca, talvez cultura carioca simplesmente descreva essa “banda”, pois a palavra nova é um tanto presunçosa nesses dias em que vivemos..

Ogum no Samba (Rodrigo Braga / Flávio Morgado)

Capacete prateado
Tem a luz que me alumia
Sou um homem de pecado e ele é minha estrela guia
Sacode terreiro que é alvorada
É a primeira luz que no céu desponta
Se eu envergo mas não quebro o tempo inteiro
É porque eu tenho o guerreiro contra essas muambas

Refrão
Vem, vem, vem iluminar a nossa banda
Vem, vem, vem rompendo o céu de Aruanda

Peço a todos os bambas que respeite o santo que é orixá
Quando Ogum se apresenta no samba
Toda malandragem vem a (venha) se curvar
O primeiro gole é do santo
E o beijo é no manto encarnado, vermelho
Hoje é 23 de Abril
Salve São Jorge Guerreiro

É no trabalho e na força do homem que a essência de Ogum resolveu ir morar
Está além de qualquer ciência e não há doutor que consiga explicar
Não importa a religião, filhos de batalha do seu padroeiro
Saravá Ogum na Umbanda
Salve São Jorge Guerreiro

Um comentário:

Flávio Morgado disse...

Que emoção de ver aqui um filho!
Poucas coisas que fiz na minha vida senti tanto orgulho. E talvez também por ser algo diferente do que sempre faço. Um samba alto, elevado de espírito! Só poderia fazer contigo, amigo de riscos.
Sou suspeito para falar, mas digo: Ficou do caralho!!

F.M.