segunda-feira, 19 de abril de 2010

2010- O ano em que faremos contato


Santos me protejam
Mantos me cubram
Orixás me guiem
Lanhos que curem

Marcaram minha alma
Mataram minha calma
Ferindo minha pele
Pediram que me rebele

Faltas leves, prisão a ferro na solitária
Por uns cinco dias somente a pão e água
Repetindo, no mínimo seis dias para negrada
Faltas graves, pelo menos vinte e cinco chibatadas

Rio de Janeiro uma linda e francesa capital
São Paulo e Minas Gerais um potente arsenal
Sai Nilo Peçanha entra Hermes da Fonseca
E 250 em Marcelino inicia nossa peleja!

Cantar! apesar da covardia
Apanhar! alimentou minha rebeldia
Havendo novos grilhões a ferir
Levanto-me, pois sou filho de Zumbi!

2010 o ano em que faremos contato
Ano do tigre é um feliz aniversário
Peço palmas exaltadas pelos 100 anos
Da revolta da Chibata, salve João Cândido!


Um comentário:

Flávio Morgado disse...

Este gostei muito, segue uma linha que pretendo muito trabalhar. Flanar o Rio, admirar os fatos e relatar em poemas. Vejo como uma maravilhosa maneira de resgistro, uma interpretação que por ser poética não nega seu valor pessoal. E o que é a História senão produzida por indivíduos?
Belo mesmo.

F.M.