quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

2 Anos de Samba Suburbano - Postagem de Aniversário

A “IEMANJÁ” DA PROPAGANDA E A NOSSA IEMANJÁ
(Texto do grande Nei Lopes)

“Na segunda semana de dezembro, foi veiculada a campanha de Réveillon da Duloren. As peças, assinadas pela Agnelo Pacheco, fazem referência às oferendas feitas à Iemanjá na virada do ano e têm como objetivo levar às consumidoras o clima de esperança e renovação característicos da data.

“Nas imagens, a modelo aparecerá usando calcinhas e sutiãs da linha Good Luck, criada exclusivamente para as festas de Réveillon. A nova campanha será veiculada na mídia impressa e em mais de 20 mil pontos de venda espalhados pelo País”.

A informação acima, com a foto anexa, está na internet.

Leia então, caro visitante, a informação abaixo e depois conclua conosco:

IEMANJÁ. Orixá feminino das águas salgadas, símbolo da maternidade, vibrando nas cores azul e branco e simbolicamente materializada em um conjunto de sete pedras do mar. Em Cuba (Yemayá) é associada à Vírgen De Regla. No Brasil, é celebrada, no candomblé, a 2 de fevereiro, dia consagrado a Nossa Senhora das Candeias. Nesse dia, na Bahia, no bairro litorâneo do Rio Vermelho, em Salvador, realiza-se, no mar, com grande afluência de fiéis, a cerimônia do “Presente das Águas” ou “Presente de Iemanjá”, instituída na década de 1920, por iniciativa de pescadores locais e sob a orientação da mãe-de-santo Júlia Bugan.

Seu culto tem origem entre o povo Egbá, habitante do centro-sul do país iorubá. Filha de Olocum, divindade do mar, Iemanjá é o gênio tutelar do rio Ogum (Ògún), que passa pela cidade de ABEOCUTÁ e desemboca em frente a Lagos, antiga capital nigeriana. Segundo os mitos, essa divindade nasceu perto da cidade de Bidá, no território do povo Nupê, e mudou-se para Oió, onde casou com Oraniã e deu à luz Xangô. Seu símbolo é um colar de contas de vidro, cristalinas como água. No Brasil, segundo Pierre Verger, são conhecidas as seguintes qualidades de Iemanjá: Assabá, que é manca e está sempre fiando algodão; Assessu, muito voluntariosa e respeitável; Euá ; Iamassê, mãe de Xangô; Iemouô, mulher de Oxalá; Olossá, que é também o nome de uma lagoa em território iorubano ; e Ogunté, casada com Ogum Alabedé. No BATUQUE gaúcho, segundo algumas antigas tradições, Iemanjá manifesta-se ou manifestava-se através das seguintes qualidades: Iemanjá Bocí, Iemanjá Bomi e Nana Borocum. No Haiti, associam-se a este grande orixá feminino os luás Grande Erzili (Erzulie), Maitresse Erzili, Agoué, Grand Erzilie, Erzilie Freda. Na República Dominicana, seus correspondentes são Metre Silí e Agué Toroyo. Em Trinidad-Tobago, Iemanjá recebe o nome de Emanjah ou Amanjah; e tem como suas manifestações Ajajá e Mahadoo. (cf. Nei Lopes, Dicionário, em elaboração).


***

Viu só, caro visitante?

O publicitário criador da campanha ouviu o galo cantar, mas não sabe onde. Então, deixamos aqui registrada uma advertência feita pelo saudoso etnólogo Nunes Pereira, no livro A Casa das Minas, edição de 1979:

“As divindades naturais da África (...) são sóbrias, polidas, convenientes. Mas quando castigam, lembram certas forças naturais que individualizam: são violentas, implacáveis, tremendas”.

É com muito orgulho que este blog faz aniversário no dia em que se comemora (principalmente na Bahia) o dia dessa divindade maravilhosa que todos reconhecem. A energia presente na natureza que facilmente sentimos quando estamos em contato é nada mais nada menos o que as religiões antes africanas e já brasileiras chamam de orixás. Cada um dará o nome que achar mais conveniente (Divino Espírito Santo, Mãe Natureza etc.) isso é o que menos importa, tudo depende do ponto de vista e “Todo ponto de vista é a vista de um ponto” (Boff, Leonardo-A Águia e a Galinha. Petrópolis: Vozes, 1998, 14ª edição).
         Portanto, aproveite mais e mais aqueles momentos mágicos quando se está olhando para o mar e se sente amparado. Lembre de agradecer a Oludumare e a Iemanjá. Mas, caso resolva a agradecer a Deus e ao mar, pode ter certeza que estará fazendo o mesmo.



Filho do Mar
(Rodrigo Braga)
Eu sou filho do mar
Minha mãe é sereia
Odô Iyá Iemanjar
Olha a maré cheia
Odô Iyá  Iemanjar
Ô... já é lua cheia

Eu era menino tão pequenino nem sabia andar
Tal qual um rio vivia correndo pro rumo do mar
Não sei se é destino
Só sei que o penar
E toda desdita desta minha vida dissolve no mar

Eu sou filho do mar
Minha mãe é sereia
Odô Iyá  Iemanjar
Olha a maré cheia
Odô Iyá  Iemanjar
Ô... já é lua cheia

Não tem correnteza só tem a certeza que vai me levar
Perto da verdade longe da maldade que na terra há
Em um mundo mesquinho
Posso até envergar
Mas água não quebra e a terra que treme tá abaixo do mar

Eu sou filho do mar
Minha mãe é sereia
Odô Iyá  Iemanjar
Olha a maré cheia
Odô Iyá  Iemanjar
Ô... já é lua cheia
 * * *
"Iemanjá foi a invenção mais maravilhosa que já existiu" 
(Darcy Ribeiro)

7 comentários:

Zélia Guardiano disse...

Bravo, bravo, bravo, Rodrigo querido!
E meu sinceros parabéns!!!
Estava muito carente de você!!!
Beijos.

Machado de Carlos disse...

Estamos em festa! Uma festa dupla. Parabéns, meu amigo por essa comemoração. Que as luzes de Iemanjá possam clarear o seu caminho sempre. Que lhe seja ofertada belas inspirações para a poesia e a música!
Grande Abraço!

Unknown disse...

Rooo, meu querido amigo!
Parabéns pelo seu belo blogger, e pela a linda homenagem a nossa rainha do mar!!! Que ela te traga sempre proteção e boas inspirações!!
Beijo grande!

Rodrigo Braga disse...

Zélia, sua visita sempre abrilhanta esse espaço que é uma espécie de cantinho virtual onde me acomodo. Ando iniciando um novo trabalho musical, mas vou tentar conciliar as duas coisas.

Milhões de bjos!

Rodrigo Braga disse...

Machado,

Receber a visita do dono de uma "fábrica de belos sonetos" é muito bom. obrigado!

Rodrigo Braga disse...

Ariana,

para todos nós minha linda! Obrigado por passar por aqui!

Priscila Villela disse...

Como foi feito no dia,torno a lhe dar PARABÉNS por este blog maravilhoso e criado em um dia tão especial e importante como 02/02 - Dia de Odoyá,nossa Rainha do Mar.
Lindo,lindo,lindo.
Por favor,ñ fique muito tempo sem postar.
Bjoksss!!!